João Pedro Filipe nasce em Coimbra, em 1997.

Vive e trabalha em Lisboa, Portugal.

Licenciado em Fotografia e Cultura Visual, pela Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE), encontrou na fotografia a base estrutural da sua expressão, tendo sido o vencedor do Prémio Abreu Advogados no Prémio Arte Jovem Fundação Millennium BCP 2021. Pelo seu interesse no pensar e desenvolver a imagem, ingressou o Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, na Universidade Nova de Lisboa.

Da sua vontade de interpelar o mundo, surge a necessidade de dar corpo a questões e pensamentos cuja discussão é evitada ou esquecida. Sejam paradigmas sociais inquietantes ou questões pessoais inerentes à fragilidade humana, as lutas comuns combatidas individualmente provocam, no autor, um desconforto e uma necessidade de exposição e denúncia. Ainda que através de um olhar singelo, serve-se da fotografia como meio propício à materialização desses mesmos pensamentos.

Ciente da efemeridade do seu trabalho, a sua intenção não passa por apresentar soluções, mas levantar a discussão e galvanizar um pensamento, afim de tocar alguém mais capaz, que possa - ainda que por um breve instante - aproximar-nos de um mundo melhor.