A NATUREZA PARTICULAR DO ORDINÁRIO

(2021)

pt

É interessante pensar como, na maioria do tempo, acabamos por não olhar, nem cuidar, de algumas dimensões da nossa vida. Seja pelo tempo que o trabalho sequestra ou pelo simples desejo de ignorar aquilo que nos levará à dor, é inevitável o descuido face a alguma valência em que estamos implícitos. Deste descuido e da ligeira arrogância humana de tomar como garantido o que não é eterno, nasce A Natureza Particular do Ordinário.

Num olhar objectos comuns e diários, procuro registar a banalidade e a história marcada em cada um deles. A concretização em cianotipia - processo fotográfico alternativo obsoleto - confere uma dimensão diferente aos objectos, tornando particular o que é ordinário. É possível, ainda, transpor este olhar para um patamar pessoal. Numa tentativa de aprofundar uma vertente interior, o projecto torna-se instrumento de introspecção e reflexão sobre problemáticas intrínsecas a cada pessoa, às quais não são dadas a devida atenção.

A Natureza Particular do Ordinário tenta, assim, transparecer a importância que tem o não descorar o interior e a pessoalidade de cada indivíduo, querendo, até, fomentar uma ação contrária à corrente.